Região Oeste avança para a Onda Vermelha. Em Luz, o Comitê da COVID-19 se reuniu hoje para avaliar adesão

A partir de sábado (24/4), 13 das 14 macrorregiões de Saúde do Estado estarão na onda vermelha do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (22/4) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.
O grupo decidiu pelo avanço para a onda vermelha das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul, Oeste e Vale do Aço. Assim, permanecerá por mais uma semana na onda roxa - com funcionamento apenas dos serviços essenciais - somente a macrorregião Nordeste, que está com 99% de ocupação da UTI exclusivo covid. Desde sábado (17/4), sete das 14 macrorregiões do Estado já haviam progredido para a onda vermelha.
O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Luz, se reuniu na manhã desta sexta-feira para estudar as medidas a serem adotadas diante da decisão do estado de Minas Gerais.
A expectativa é de que a qualquer momento a Prefeitura se manifeste oficialmente sobre possíveis alterações no decreto municipal.
Proprietários de bares e restaurantes esperam por algum tipo de flexibilização. Clubes recreativos e esportes coletivos também aguardam a decisão.

A ocupação de leitos de UTI - Adulto, na macrorregião Oeste em 22/4, ainda é considerada alta, de acordo com o Painel de Monitoramento de leitos do governo de Minas Gerais.  (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel):

Fonte: Agência Minas