Na noite de segunda-feira, 04 de setembro de 2023, a Câmara Municipal de Luz e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, outorgaram ao Município de Luz a Medalha Comemorativa do Centenário de Luz.
A medalha foi instituída pelo Ato n.º 25/2022-2025 do IHGMG e pela Resolução da Câmara n.º 406 de 29 de agosto de 2023.
A instituição da Medalha Comemorativa do Centenário do Município de Luz/MG, buscou reconhecer e enaltecer aqueles que, ao longo do tempo, se destacaram em suas áreas de atuação, trazendo benefícios para a cidade e seus habitantes.
Através desta Medalha, o Poder Legislativo luzense buscou, não apenas agradecer o passado, mas também inspirar as futuras gerações a seguirem o exemplo destas ilustres instituições e cidadãos, incentivando o compromisso com o desenvolvimento local e o espírito de comunidade.
A comemoração dos 100 anos de emancipação do Município de Luz é um evento histórico e emblemático para toda a comunidade luzense. Essa data representa um marco de significativa importância, pois celebra o centenário de autonomia e desenvolvimento do nosso querido Município.
Ao longo desses 100 anos, Luz passou por diversas transformações e desafios, mas sempre se destacou pela força e determinação de seu povo, que, com trabalho árduo e dedicação, contribuiu para o progresso e o bem-estar da comunidade.
Dessa forma a Câmara de Luz entendeu que é justo e necessário que, nessa ocasião especial, sejam homenageadas as pessoas físicas, jurídicas e famílias que desempenharam papéis fundamentais no crescimento do município e na construção de sua identidade.
O mestre de cerimônias, Roberto Magner deu início a 1ª Sessão Solene da 21ª Legislatura, onde proferiu as palavras:
“Nesta semana comemorativa do Centenário do Município de Luz, nas belas palavras do escritor e poeta Dr. Ozório Couto: ‘Sentimo-nos, os luzenses (os pés-vermelhos, ou aqueles que adotaram o Aterrado de Nossa Senhora da Luz, o Aterrado na nossa imaginação fértil de uma história única e bonita de nosso passado com lucidez e vivacidade), honrados de poder comemorar, relembrar e dar vivas! Alegremo-nos com a bela História de nossos ancestrais nesta terra abençoada por Nossa Senhora da Luz!”
O Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Mateus Botinha, realizou a leitura e explicação da Resolução nº. 306/2023, que dispôs sobre a criação da Medalha Comemorativa do Centenário do Município de Luz/MG.
Em suas palavras, o advogado ressaltou:
“Celebramos com orgulho o centenário de emancipação político-administrativa do município de Luz, um marco que resplandece como uma estrela na vastidão do tempo. Em honra deste momento singular a Câmara Municipal de Luz editou a Resolução n.º 406 de 23 de agosto de 2023, que instituiu a Medalha Comemorativa do Centenário de Luz”.
A apresentação técnica da Medalha Comemorativa dos 100 anos do Município de Luz, instituída pelo ATO N.º 25/2022-2025, do IHGMG, ficou sob a responsabilidade do Dr. Iácones Batista Vargas, historiador luzense e 1° Secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Dr. Iácones, explicou:
“Confeccionada segundo os mais altos padrões da medalhística, esta medalha tem o caráter comemorativo, tem caráter celebrativo. Trata-se de uma lembrança, um registro histórico das comemorações dos 100 anos de Luz. Por isso ela se diferencia das medalhas condecorativas ou honoríficas que por sua vez, se prestariam a homenagear pessoas".
A medalha n.º 1, foi outorgada ao Município de Luz, sendo recebida pelo Prefeito Agostinho Carlos Oliveira, a medalha n.º 2, ficou sob a guarda da Câmara Municipal de Luz, e foi recebida pela Presidente da casa, vereadora Simone Cardoso da Silva.
A medalha nº 3, foi destinada ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, sendo recebida pelo presidente da instituição, Dr. José Carlos Serufo, e a medalha n.º 4, foi entregue ao Bispo Diocesano de Luz, Dom José Aristeu Vieira, durante a celebração eucarística de Ação de Graças ao centenário de Luz, que aconteceu no dia 7 de setembro, na Catedral de Nossa Senhora da Luz.
Foram entregues medalhas numeradas ao Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Polícias: Civil, Militar, de Meio-Ambiente e Penal. Às paróquias: Nossa Senhora da Luz e de São José Operário, e para as Igrejas Evangélicas do município.
A Banda Lyra Vicentina Aterradense, os vereadores e ex-prefeitos também receberam a guarda da medalha.
A medalha n.º 100, foi designada ao Museu Histórico Casa Grande, que será responsável também pela guarda da medalha n.º 1 do Município de Luz, grande homenageado nesta semana.
Fizeram uso da palavra, o prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, o 3º vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Dr. Ozório Couto e o Presidente do Instituto Histórico, Dr. José Carlos Serufo.
Em seu pronunciamento oficial, a presidente da Câmara, vereadora Simone Cardoso da Silva, explicou a iniciativa da casa de leis, ao instituir a medalha:
"O Poder legislativo luzense, com a concessão e entrega, nesta sessão solene, da Medalha do Centenário de Luz, assenta sua participação nas festividades alusivas à comemoração dos 100 anos de emancipação político-administrativa do município, registrando os 99 anos da instalação da Câmara Municipal que ao longo de todo esse tempo tem contribuído para o desenvolvimento de nossa cidade e sua população."
Lista dos Homenageados, de acordo com o número da medalha:
(1) – Município de Luz, Prefeito Agostinho Carlos Oliveira, que recebeu também a medalha n.º (6).
(2) – Câmara Municipal de Luz, Presidente Simone Cardoso da Silva, que também foi agraciada com a medalha n.º (5).
(3) – Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Presidente, Dr. José Carlos Serufo, que na oportunidade recebeu a medalha n.º (7).
A medalha nº 4, destinada à Diocese de Luz, será entregue oportunamente ao bispo Diocesano, Dom José Aristeu Vieira, que receberá a medalha n.º 8.
(9) – o vice-Presidente da Câmara, Vereador Nilo Nézio Veloso de Morais
(10) – o vereador Bruno Andrade Batista Queiroz
(11) – o vereador Manoel Dias da Silva
(12) – o vereador Wanderson Pinto da Silva
(13) - o vereador Ananias Alves da Silva
(14) – o vereador Geraldo Batista Cardoso – Piaba
(15) – o vereador Ivan Elias de Almeida
(16) – o vereador Adriano Aparecido Fideles.
(17) – Exmo. Vice-prefeito de Luz, Sr. Leandro Araújo Tomaz
(18) – Ex Prefeito de Luz, Sr. Ailton Duarte
(19) – Ex. Prefeito de Luz, Sr. Antônio Carlos Xavier
(20) – à Comarca de Luz, Poder Judiciário, entregue a Juíza de Direito da Comarca de Luz, Dra. Fabíola Pinheiro da Costa de Melo Goulart.
(21) - ao Ministério Público de Luz, entregue ao Promotor de Justiça, Dr. Thiago Gerhardt de Camargo.
(22) - à Polícia Civil de Luz, entregue ao Delegado de Polícia da Comarca de Luz, Dr. Vinicius Machado.
(23) - à Polícia Militar de Minas Gerais em Luz, entregue ao Comandante do 3° pelotão, da 107ª companhia de Polícia Militar do 7° Batalhão, Tenente Cláudio Couto.
(24) - à Polícia Militar de Meio Ambiente de Luz, entregue ao Sargento Rômulo Cardoso da Silva, Comandante do 3º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente do 3º Pelotão, da 7ª Companhia da PM de Meio Ambiente.
(25) - à Polícia Penal de Luz, entregue ao Diretor Geral do Presídio, Policial Penal, Márcio Oliveira Pereira.
(26) - à Defensoria Pública de Minas Gerais, entregue a Dra. Marissa Gonçalves Veloso
(27) - à Ordem dos Advogados do Brasil, ao Presidente da OAB-Luz, Dr. Cloves Alexandre Duarte Batista.
(28) - à Banda Lyra Vicentina Aterradense, entregue ao Presidente da Banda, sr. José Assis Paim
(29) - à Paroquia Nossa Senhora da Luz, entregue ao Pároco, Padre José Batista Pereira.
(30) - à Paroquia São José Operário, entregue ao Pároco, Padre João Alisson do Carmo.
(31) - à Igreja Batista de Luz, entregue ao Sr. Roberto Pinheiro Francisco.
(32) - à Igreja Evangélica Batista Betel, entregue ao Pr. Altedes Martins Silva.
(33) - à Igreja Evangélica Mundial de Cristo, entregue ao Pr. Nilton Fernandes Rodrigues.
(34) - à Igreja Evangélica União Missionária, entregue ao Pr. Jackson Otávio de Paula.
(35) - à Igreja do Evangelho Quadrangular, entregue ao Pr. Márcio Policarpo Santos.
(36) - à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, entregue ao Pr. Sérgio Eduardo Moreira de Souza.
(37) - à Igreja Evangélica Pentecostal Veneza, entregue ao Pr. Edson Alvares Tavares.
(38) - à Igreja Evangélica Ministério Madureira, entregue ao Pr. Joaquim Cordeiro da Cruz.
(39) - à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Voz Profética, entregue ao Apóstolo Marcelo da Paz Pereira Maciel.
(40) - o 3º vice-presidente do Instituto Histórico, Dr. Ozório Couto.
(41) - o associado efetivo do Instituto Histórico, Dr. Itamaury Teles de Oliveira.
(42) - a presidente do Instituto Roque Camelo, Sra. Merania de Oliveira Camelo.
(43) - o 1º secretário do Instituto Histórico, Dr. Iácones Batista Vargas.
(50) – Exmo. Juiz de Direito da Comarca de Divinópolis, Dr. José Antônio Maciel.
(100) – ao Museu Histórico Casa Grande Capitão Dú, entregue ao Assessor Especial de Cultura do Município de Luz, o Sr. Fabrício Camargos.