CASTRAMÓVEL É INAUGURADO E JÁ ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO SETOR DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Luz realizou no sábado, dia 25 de março, a cerimônia simbólica de início de funcionamento do castramóvel no município, oportunidade em que foram realizadas 47 castrações de cães e gatos.

Adquirido em 2019, por meio de recursos no valor de R$ 125 mil reais, por indicação do deputado federal Luís Tibé, o veículo foi devidamente equipado pela Administração Municipal 2021-2024 com investimentos de mais de R$ 70 mil e contou também com o apoio do deputado federal Fred Costa e da Apasfal.

“Adquirimos todos os equipamentos necessários para o pleno funcionamento do castramóvel e, com isso, poder atender a nossa população. Além dos equipamentos, foram comprados também os medicamentos, o material médico hospitalar e realizada a contratação do médico veterinário”, explica a secretária de saúde, Luana Mendes.

A presidente da Câmara Municipal de Luz, Simone Protetora, defensora da causa animal e representante do deputado Fred Costa, destacou ser essa uma luta incessante, um projeto a longo prazo.

“O castramóvel vai nos possibilitar ir aos distritos, estar mais próximos da zona rural. Estive em Formiga, no Fórum Prodevida, oportunidade em que o município de Luz foi homenageado como destaque no quesito castração, o que nos mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando firmes”.

Representante do deputado federal Luís Tibé, o ex-vereador Rogério Silva demonstrou satisfação em participar deste momento histórico para Luz.

“Muitas cidades maiores que a nossa não tem a oportunidade de ter uma estrutura como essa. O início da operação do castramóvel é um passo importante e vai contribuir de forma substancial para melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado. Obrigado aos deputados Luís Tibé e Fred Costa pelo que fizeram pela causa”.

Já o prefeito Agostinho disse:

“Aprendi com a Simone e a Apasfal que a solução para a questão da população descontrolada de animais na cidade passa pelo tripé: castração, adoção e conscientização. Vamos apostar nesta política municipal de controle ético da população de cães e gatos na nossa cidade, apoiando-nos neste tripé. Hoje estamos felizes em inaugurar o início de uma trajetória que esperamos ser muito exitosa para garantir o adequado controle de animais em nossa cidade”, destacou o prefeito.

CASTRAÇÃO

Quem tiver interesse em castrar o seu cachorro ou o seu gato, de forma gratuita, pode procurar o setor de endemias da Prefeitura de Luz e fazer o seu cadastro. O cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, na rua São Paulo, 380, esquina com a rua Cocais. Dúvidas e informações, o cidadão pode ligar no telefone 3421.2461.

O CASTRAMÓVEL

O veículo possui uma sala cirúrgica de assepsia, de tricotomia e uma pós-cirúrgica – climatizadas e devidamente adaptadas com mesas em inox. É equipado com armários, gabinetes lavatórios, ar-condicionado, autoclave, gaiola com capacidade para oito animais e um gerador.

E, de maneira segura e respeitando todas as normas e exigências do Conselho de Medicina Veterinária, no castramóvel são realizadas as castrações, sempre na presença de um médico veterinário e auxiliares.

Fonte e fotos: www.luz.mg.gov.br e Jornal Visão