Compartilhe:

CÂMARA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROJETO GUARDIÃO DAS ÁGUAS: UM MARCO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO

Aconteceu ontem (15/02), no Cinelux, um evento de grande importância para o Meio Ambiente de Luz e região: o lançamento do projeto "Guardião das Águas". Com o tema central voltado para o controle de resíduos de agrotóxicos nos mananciais, em Luz a Bacia do Córrego da Velha é o foco principal do projeto.

Segundo o presidente do Codema de Luz, Adauto Menezes:

"Vamos monitorar a presença de resíduos de agrotóxicos nas águas do córrego que abastece o município."

O projeto faz parte do cumprimento de alguns programas estabelecidos no plano de manejo da APA, como o programa de monitoramento hídrico e o programa de boas práticas agrícolas e, é resultado de uma parceria abrangente que envolve a Atual Assessoria e Consultoria, a Prefeitura de Luz, o COMASF, o Codema de Luz (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), além das ilustres participações das Universidades Federais de Viçosa e Uberlândia e do IFMG de Bambui. A amplitude da iniciativa se reflete também no envolvimento das Prefeituras de Cedro do Abaeté, Abaeté, Serra da Saudade e Martinho Campos.

A abertura do evento foi conduzida pelo prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, que ressaltou a importância da união de esforços para enfrentar os desafios ambientais que afligem a região.

A atuação constante da Câmara Municipal de Luz foi confirmada pela presença da Presidente, Simone Cardoso da Silva, que reforça o compromisso institucional com a causa ambiental.

Diversos especialistas renomados contribuíram com palestras esclarecedoras durante o evento. Crisley Gregório de Freitas trouxe à discussão a temática do reflorestamento municipal e a geração de créditos de carbono para os municípios, enquanto Édson Aparecido dos Santos abordou os cuidados essenciais no manejo correto dos agrotóxicos, visando a mitigação de seus impactos ambientais.

A relevância do solo como elemento fundamental para a garantia da qualidade e quantidade das águas nas propriedades rurais foi destacada por Bruno Nery Fernandes Vasconcelos, despertando reflexões sobre a interconexão entre os diferentes elementos do ecossistema.

Ernâni Lopes Possato trouxe à tona o potencial das geotecnologias no diagnóstico ambiental, evidenciando a importância da tecnologia para embasar ações mais assertivas na preservação dos recursos hídricos.

Encerrando o ciclo de palestras, Adauto Nunes Menezes, presidente do Codema de Luz, enfatizou a necessidade da implantação de áreas de proteção ambiental nos municípios e da imprescindível fiscalização para garantir sua eficácia.

O lançamento do projeto "Guardião das Águas" pode marcar o início de uma nova fase na gestão ambiental da Bacia do Córrego da Velha, e firmar um compromisso conjunto com a sustentabilidade e o futuro das gerações que virão.

Com a união de entidades, especialistas e gestores, vislumbra-se um horizonte promissor na busca por um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados.

RECEBA NOTÍCIAS DA CÂMARA POR E-MAIL
Endereço:
Rua Dez de Abril, 721 - Centro / CEP 35.595-000 - Luz -MG
Contato:
(37) 3421-3089
E-mail de Atendimento: [email protected]
Horário de Funcionamento: 8 às 18 horas