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A CONVITE DA CÂMARA, COPASA ENVIA REPRESENTANTES À 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA E ESCLARECE PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LUZ

Entre os dias 25/02 e 06/03 o abastecimento de água de diversos bairros do município de Luz, foi interrompido de forma drástica, o que causou sérios problemas à população luzense.

Houve dias em que a água não conseguiu chegar à caixa dos luzenses por mais de 48 horas. Instituições de longa permanência de idosos e o hospital Senhora Aparecida, foram abastecidos com caminhões pipas.

Diante da situação, os vereadores determinaram o envio do ofício nº 018/2023 à COPASA, a fim de que a concessionária se pronunciasse, de forma oficial, acerca do grave problema que ainda afligia a população naquele dia.


Na 5ª Reunião Ordinária, ocorrida em 13/03, a autarquia estadual enviou os seguintes representantes à casa do povo:

Sr. Alessandro Luiz Santiago, supervisor de tratamento de água;
Sr. Adilson Elias de Menezes, encarregado de sistemas;
Sr. César Zonzini, supervisor de tratamento;
Sr. Amilar Augusto Nahass, engenheiro de estação. 

A demora na solução do problema e a falta de uma comunicação precisa, eficiente e de credibilidade, à população, foram os pontos principais cobrados pelos vereadores. 

Adilson Santiago, supervisor de tratamento, salientou que o principal problema foi a necessidade de alteração do tratamento da água. Houve uma dificuldade no processo, quando o manancial, de onde é captada a água, sofreu interferências, principalmente com o excesso de chuvas. 

Nas palavras do profissional, com as chuvas, é muito comum a enchente arrastar para a superfície matérias orgânicas, que ficam depositadas no fundo dos mananciais, que consequentemente chegam à estação de tratamento e demandam uma série de adequações para a regularização do fornecimento. 

Segundo o supervisor, a primeira ação diante do fato foi a diminuição da vazão do fornecimento de água, onde segundo ele, foi priorizado a qualidade da água. 

“Apesar de priorizar a qualidade, sabemos da necessidade da quantidade, porém a primeira ação foi uma interrupção programada no fornecimento de água, o que ocorreu no dia 5 de março.” Disse Santiago. 

Questionado sobre a demora da regularização do problema, os funcionários da autarquia responderam que foram necessários diversos dias, de 1 a 10 dias, de coletas de amostras de água, com a análise do material sendo realizada em Belo Horizonte. Só após os resultados destas análises é que foi possível identificar a melhor ação para solucionar o problema e retornar à vazão nominal do fornecimento de água em Luz.


Ao final das considerações, os vereadores cobraram maior transparência e eficiência do setor de comunicação da COPASA, para que a população seja orientada dos fatos com garantia da credibilidade da fonte, onde serão evitadas as fake News que surgiram e deixaram ainda mais assustados os moradores do município. 

A presença da equipe da concessionaria de água, na Câmara Municipal de Luz, reforçou e mostrou a importância da ação rápida e correta do Poder Legislativo de Luz, que diante do problema atuou de forma eficaz e oficial a fim de resguardar o direito da população luzense, sempre que este for violado. 

A participação da equipe da Copasa na 5ª Reunião Ordinária, pode ser assistida na íntegra no canal da Câmara Municipal de Luz, no You Tube.

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