99 Anos da Câmara Municipal de Luz - 16/03/1924 - 16/03/2023

Com a emancipação do Aterrado, em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Luz, o município no início se chamou Villa Luz do Aterrado e posteriormente Luz.

Começava o empenho político do senhor bispo, Dom Manoel Nunes Coelho, para a constituição da Câmara Municipal e eleição do prefeito.

Acompanhados de Dom Manoel, Cônego Vicente Mendonça e Dr. Eduardo Barbosa os vereadores adentraram ao recinto da Câmara Municipal, hoje o Museu Histórico de Luz Casa Grande Capitão Dú, para a devida posse. A sessão foi presidida pelo Sr. Alexandre S. de Oliveira Du, que havia sido o vereador mais votado nas eleições.

Ao juramento dos vereadores, com as mãos sobre a Bíblia, Capitão Du pronunciou solenemente: “Juro por Deus cumprir fielmente os deveres de vereador especial deste Distrito de Luz” sendo respondido pelos outros edis: “Juramos.”

Ao final da posse, sob os aplausos dos presentes, o Presidente Capitão Du encerrou a reunião de posse enquanto a Banda Lyra Vicentina entoava os “Parabéns pra Você”. Com a instalação da Câmara Municipal o Presidente Alexandre S. de Oliveira Du passou a exercer, de forma interina, o mandato de primeiro prefeito de Luz. Durante o almoço oferecido às autoridades Dom Manoel, passou a articular a criação da Comarca no município de Luz.

Imagens:

Fonte: diocesedeluz.org.br