16 DE MARÇO - CÂMARA DE LUZ COMPLETA HOJE 98 ANOS DE IMPORTANTE ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO

Uma das mais importantes datas do calendário cívico de Luz é o dia 16 de março, pois neste mesmo dia em 1924, foi instalada a primeira legislatura da Câmara Municipal de Luz.

A importância da data foi imortalizada no Brasão oficial na bandeira do município, onde é exibida ao lado do dia 7 de setembro de 1923, data da emancipação político-administrativa da cidade e também dá nome a uma das principais ruas do centro.

As lideranças que haviam conseguido transformar o Arraial do Aterrado em sede episcopal estavam empenhadas na constituição da Câmara Municipal.

Depois de meses de negociações o povo preparava uma grande festa cívica e religiosa para a posse dos primeiros vereadores da Villa Luz. O dia 16 de março era muito esperado pela população da Villa porque a data encerrava a vida do Aterrado como Arraial e se transformaria no mais novo município do Estado.

Os primeiros vereadores do município recém-criado foram:

Presidente: Alexandre S. d'Oliveira Du (Capitão Dú)

Vice-presidente: Dr. Pedro Cardoso (Dr. Peri)

Secretário: Washington Gomes de Macedo

José Garcia Ogando

Francisco Caetano Quito

Gentil Americano do Sul

José Pereira Cardoso

Com a instalação da Câmara, o Presidente, Capitão Du passou a exercer, de forma interina, o mandato de prefeito de Luz, entrando também para a história como o primeiro prefeito do município.

A primeira Câmara de vereadores e a primeira Prefeitura foram instaladas na Casa Grande, que hoje recebe o nome de Museu Casa Grande Capitão Dú.

No próximo ano a municipalidade prepara grandes eventos para comemorar o centenário de emancipação político-administrativa da cidade e no ano seguinte, 2024, o legislativo luzense promete uma grande celebração por ocasião dos 100 anos de instalação da primeira câmara no município de Luz.

Fonte: Site da Diocese de Luz