14ª REUNIÃO ORD.: MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA APRIMORA A TRANSPARÊNCIA NAS SESSÕES

Na última segunda-feira, 20 de maio de 2024, a Câmara Municipal de Luz realizou sua 14ª Reunião Ordinária, destacando-se pela estreia do novo sistema de câmeras de alta resolução para transmissão ao vivo das sessões. As novas câmeras robóticas, do tipo PTZ (Pan, Tilt, Zoom), prometem revolucionar a acessibilidade e a transparência das atividades legislativas, alinhando-se aos contínuos esforços de modernização promovidos pela atual legislatura desde 2021.

NOVO SISTEMA DE CÂMERAS PTZ: ACESSO E TRANSPARÊNCIA EM FOCO

A reunião ficou marcada pela introdução do novo sistema de câmeras PTZ, que permitirá a transmissão ao vivo das reuniões ordinárias com maior qualidade e dinamismo. Essas câmeras, capazes de girar, inclinar e dar zoom remotamente, garantem uma cobertura completa e detalhada dos eventos, facilitando o acesso da população às deliberações da Câmara.

A presidente da Câmara, vereadora Simone Protetora, ressaltou a importância dessa inovação:
"Desde 2021, temos investido em tecnologias que aproximem o cidadão do trabalho legislativo. Com as novas câmeras, não apenas melhoramos a qualidade das transmissões, mas também reforçamos nosso compromisso com a transparência e a participação popular."

APRESENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS

Durante a sessão, foram encaminhados importantes projetos de lei para as comissões pertinentes. Destacam-se os Projetos de Lei n.º 15 e 16, ambos de 20 de maio de 2024, que autorizam a abertura de crédito especial para a manutenção de serviços de saúde de média e alta complexidade, conforme a Deliberação CIB-SUS N.º 4.498.

Além desses, foi encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei n.º 06, que dispõe sobre a publicação online da lista de espera por consultas, exames e intervenções cirúrgicas nos estabelecimentos da rede pública de saúde. O vereador Ivan Enfermeiro, autor do projeto, justificou a iniciativa como um passo crucial para a transparência e a eficiência do sistema de saúde pública.

Outro projeto encaminhado foi o Projeto de Lei n.º 07, de autoria do vereador Manoel da Cooperativa, que obriga a divulgação de informações sobre obras públicas paralisadas. O projeto visa garantir transparência, eficiência na gestão de recursos e maior participação cidadã.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A reunião também marcou a aprovação unânime do Projeto de Lei n.º 14/2024, que autoriza a abertura de crédito especial para a construção da nova sede da Unidade Básica de Saúde 4 e de uma nova Creche Pró-Infância, ambos importantes para o desenvolvimento do município.

REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES

Dentre os requerimentos aprovados, destacam-se:

- Requerimento n.º 14/2024, do vereador Ananias de Esteios, solicitando informações detalhadas sobre o andamento do projeto de habitação popular no distrito de Esteios e Campinho.

- Requerimento n.º 15/2024, do vereador Adriano Aparecido Fideles, que busca informações sobre as operações de pulverização de inseticida para combater o Aedes aegypti.

As indicações ao Executivo incluíram:

- Indicação n.º 47/2024, do vereador Adriano Makito, sugerindo a organização de uma feira de artesanato e produtos agrícolas semanalmente.

- Indicação n.º 48/2024, do vereador Ananias de Esteios, solicitando a ligação de energia elétrica, água e esgoto para cinco famílias no distrito de Esteios.

A 14ª Reunião Ordinária foi marcada pelo avanço tecnológico e pela apresentação de projetos relevantes para o município. Com a modernização das transmissões ao vivo e a contínua busca por transparência e eficiência, a Câmara Municipal de Luz reforça seu compromisso com os cidadãos e o desenvolvimento da cidade.

Todas as matérias legislativas desta e de outras reuniões podem ser acessadas na aba PROPOSIÇÕES  no site da Câmara. O vídeo com a íntegra da reunião pode ser assistido na página da Câmara no Facebook e no link abaixo no You Tube.

RECEBA NOTÍCIAS DA CÂMARA POR E-MAIL
Endereço: