NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Poder Legislativo de Luz vem esclarecer à população que todos os atos e ações desta Casa de leis estão disponíveis para consulta a qualquer cidadão pelo nosso endereço eletrônico www.camaramunicipaldeluz.mg.gov, no link Portal da Transparência.

Todo o processo licitatório para aquisição de insumos para consumo é aberto ao público e qualquer pessoa pode acompanhar, bem como esse Poder Legislativo preza pela transparência e sempre adotou uma política de contenção de gastos, o que vem permitindo a devolução, aos cofres do município, de valores significativos que são investidos pela Prefeitura em áreas como saúde, educação, esportes, entre outras.

Observem que o nosso orçamento é inferior aos das demais Câmaras pesquisadas da região, superando apenas as cidades de Córrego Danta, Tapiraí e Dores do Indaiá. Só para exemplificarmos, em 2018 a Câmara devolveu à Prefeitura mais de R$ 560 mil reais contra os R$ 411. 270,89 da Câmara de Divinópolis, cujo orçamento mensal de 2018, para fazer face às suas despesas, foi de R$ 1.539.999,57, contra os R$ 166 mil do Legislativo de Luz..

Somos uma das Câmaras mais econômicas e enxutas da região e uma das poucas em que os vereadores não recebem diárias de viagens e abriram mão do 13º de salário. Nosso quadro de pessoal é composto por nove servidores, além dos atuais 11 vereadores, sendo que na próxima legislatura serão nove vereadores, haja vista que, recentemente, aprovaram uma lei reduzindo o número de cadeiras no Parlamento Municipal de Luz.

O lanche servido durante as reuniões ordinárias que acontecem todas as segundas-feiras não se destina apenas aos vereadores, mas também aos funcionários e público presente à sessão plenária do dia. Portanto, o valor de R$ 11 mil dividido em 12 meses representa pouco mais de R$ 900 reais ao mês (R$ 225,00 por reunião).

Quanto aos gastos com produtos de limpeza, descartáveis, entre outros, visa atender a manutenção do prédio da Câmara que ocupa dois andares e mais a sua área externa. Trocando em miúdos, os gastos anuais com esse item são de R$ 15.441,97, o que equivale a R$ 1.286,83 reais ao mês (em média, R$ 42,00 reais ao dia).

A outorga de honrarias está prevista no Regimento Interno, elaborado entre os anos de 1989-1992. É um evento marcante que vem ocorrendo há mais de duas décadas, estando previsto em lei para acontecer duas vezes a cada quatro anos e objetiva homenagear pessoas que fazem a diferença junto à comunidade local. Ressalta-se que as empresas que ganharam o processo licitatório para essa finalidade foram as que ofertaram o menor preço.

Estamos de portas abertas para que os cidadãos que tenham alguma dúvida quanto aos gastos desta Câmara possam exercer seu direito de cidadania e fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos desta Casa. A Câmara Municipal de Luz trabalha pautada na mais completa lisura e transparência de seus atos e ações.

Convidamos a todo cidadão para acompanhar as reuniões deste Poder Legislativo, bem como fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público. Só assim você cidadão vai ficar por dentro do que acontece com os recursos públicos que saem do bolso de todos nós.