Projeto de lei prevê isenção de IPTU para portadores de doenças graves
Na sessão plenária desta segunda-feira (27/8), dois projetos de lei do Legislativo foram encaminhados para análise e parecer das comissões permanentes da Casa.

O primeiro, de autoria do vereador Edvaldo Vitor Alvino, é o Projeto de Lei Complementar 02/2018 que tem por finalidade a previsão legal de isenção do IPTU aos proprietários e locadores de imóveis portadores de doenças graves. Isenção tributária com base em doenças graves tem previsão na Lei Federal nº 7713/88, que trata do imposto de renda, cujo art. 6º, inciso XIV, arrola aquelas consideradas graves.

No caso, a isenção do IPTU visa reduzir a despesa com o pagamento do tributo pela pessoa que já tem gasto rotineiro com o tratamento de determinada doença considerada grave.

O segundo projeto de lei, de autoria do vereador Marcos Diretor propõe uma tentativa de conscientização para reduzir, ou mesmo, abolir essa prática corriqueira, mas prejudicial de automedicação que é considerada um problema de saúde pública.

O PL visa a afixação de placa ou o cartaz que conscientize sobre o perigo da automedicação, em local visível ao público, em estabelecimentos públicos ou privados que comercializam ou ministram medicamentos, como farmácias, drogarias, hospitais e unidades de saúde.

192/2018. Indica que seja feito uma rampa de acessibilidade na calçada localizada na Av. Dr. Josaphat Macedo com Padre João da Mata Rodarte, próximo ao número 585.
193/2018. Indica que sejam feitas as seguintes benfeitorias no cemitério local:
Concretagem entre os túmulos onde ampliou o cemitério;
Estender os postes de iluminação por onde ainda falta;
Realizar pintura da capela velório;
Providências sobre o escoamento das águas no período chuvoso.

Do vereador Marcos Diretor
194/2018. Indica que seja realizada obra de manutenção e conservação da estrada rural principal da região Sumaré, principalmente nas proximidades das fazendas do Antônio Carlos e do Criôlo.

195/2018. INDICA que seja feita limpeza nos bueiros da Rua Sete de Setembro próximo ao nº 1059, e também em todos os bueiros da cidade.

Do vereador Eli Gonçalves Magalhães

196/2018. Indica a instalação de placas de trânsito no distrito de Esteios, principalmente em torno da Praça, informando via de sentido único.