Câmara aprova projeto de lei que revoga o pagamento de 13º salário aos vereadores

Nesta segunda-feira (4/12), o Plenário aprovou por unanimidade o projeto de lei que revoga o pagamento de 13º salário aos vereadores do município de Luz.

A matéria havia sido votada na reunião do dia 20 de novembro por oito votos a favor e dois contra dos vereadores Darvin Basílio e Marcos Diretor. Contudo, no dia 29 de  novembro, os oito vereadores que votaram a favor da concessão de pagamento de 13º salário protocolaram na secretaria da Casa proposta de lei revogando a medida que já havia sido sancionada pelo prefeito Ailton Duarte no dia 24 de novembro.

Entre as justificativas para revogar a lei, estão a de que o povo, legítimo detentor do Poder, manifestou contrário à concessão desse direito por meio das redes sociais e na reunião ordinária do dia 27 p.p, questionando aos Vereadores a conveniência e a oportunidade da apresentação e aprovação da matéria. Partindo desse viés, a manifestação de cada cidadão, em suas diversas formas - palavra, escrita, gesto - contribuiu para uma profunda reflexão sobre o verdadeiro papel do seu representante no legislativo Municipal.

Ainda de acordo com a justificativa pela apresentação do PLC , ouviram também as palavras da representante dos servidores municipais, os quais reivindicam o pagamento do piso salarial nacional para os Técnicos de Enfermagem, para os Professores e demais que têm direito ao recebimento de piso nacional; que reivindicam reajuste nos valores das diárias de viagem, no caso dos motoristas, enfim, de toda uma classe que busca justa política de valorização do funcionalismo em geral.

E deixando de lado a questão jurídica (visto que a concessão é legal), consideraram sobriamente a vontade do Povo, apresentando projeto de lei complementar que revogou o pagamento do 13º salários aos membros do Legislativo Luzense. A matéria seguiu para sanção do Prefeito.