Vereadores aprovam lei que reduz alíquota de ITBI para imóveis financiados
Os vereadores aprovaram por unanimidade, projeto de lei que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 827/1993 que consolida a legislação tributária do município de Luz..

De acordo com mensagem do Executivo, a alteração do código se dá em razão do advento da Lei Complementar nº 157/2016, que promoveu alterações na Lei Complementar nº 116/2003, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). E caso não sejam feitas mudanças na Lei os gestores públicos inclusive poderão ser penalizados com a improbidade administrativa.

Acrescenta ao art. 95 da lei 827/1993 que para objeto de financiamento habitacional, sendo a primeira unidade residencial adquirida através do Sistema Financeiro de Habitação, com recursos do FGTS, concedido através do Programa do Governo Federal; a alíquota fixada no caput deste artigo será reduzida em 50% sobre o valor total da garantia fiduciária.

Trocando em miúdos, a proposta altera a alíquota do ITBI de 2% para 1% para o primeiro imóvel residencial adquirido através do Sistema Financeiro de Habitação, com recursos do FGTS, concedido através do Programa do Governo Federal.

A lei prevê também que no caso dos serviços prestados pelas administradoras de cartão de crédito e débito, os terminais eletrônicos ou as máquinas das operações efetivadas deverão ser registrados no município de Luz, quando este for o local do domicílio do tomador do serviço. Com isso, o ISSQN incidente sobre essas operações beneficia o município, o que não acontecia antes.